16 novembro 2007

O Poder da Música

Olá Time UPEM-Sor,
Hoje eu resolvi falar um pouco sobre o poder da música em nossas vidas. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que adora música, e ouço de vários tipos diferentes conforme o jeito que acordo. Esse texto que segue é uma coletânea de vários trechos com um toque pessoal.
O Poder da Música
A força da música é tão grande, que provoca profundas emoções nos seres humanos – é tocada nos casamentos para nos dar alegria, em filmes de terror e de guerra para induzir medo ou suspense, em casa para provocar felicidade a qual irá gerar descontracção, alivio do stress e funciona como uma forma de terapêutica – já foi demonstrado que a ligação entre a música, o corpo e a alma melhora a sua saúde tanto física como a nível mental.
Devido às propriedades de relaxamento, calmantes e de cura da música, o envolvimento com ela ajuda a fortalecer atitudes melhores – mais otimismo em relação ao futuro, menos atividades não produtivas, menos envolvimento como álcool , tabaco e drogas ilícitas e o desejo de desenvolvimento de capacidades individuais.
Musicoterapia é a utilização da música, ou de seus elementos (melodia, som, ritmo e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com o objetivo de promover mudanças positivas físicas, mentais, sociais e cognitivas em uma pessoa, ou grupo de pessoas, com problemas de saúde ou de comportamento.

O musicoterapeuta avalia o estado emocional, físico, comportamental, comunicativo e habilidade cognitiva através de respostas dadas pela música. As seções, que podem ser individuais, ou em grupo, dependendo das necessidades do paciente, abrangem improvisação musical, audição, composição de músicas, discussão, imaginação, performance e aprendizado através da música. O paciente não precisa ter nenhuma habilidade musical para se beneficiar do tratamento e não existe um estilo particular de música que é mais terapêutico que os outros.
Mas apenas o fato de escutar uma música já pode trazer muitos efeitos para a sua vida. Já reparou como cada música desperta uma emoção diferente, ou uma lembrança. Ouvir uma música pode trazer sensação de bem-estar, acolhimento, uma outra pode alegrar o momento, uma outra fazer lembrar de alguém ou de um momento. Enfim, é interessante observar os efeitos de cada música sobre nós e curtirmos as emoções que elas podem despertar.
Beijos a todos.

Nenhum comentário: