06 julho 2007

A Tapeçaria como Terapia Educativa e Ocupacional

A tapeçaria tem sido usada como terapia tanto ocupacional como educacional com bastante sucesso no cumprimento de seus objetivos.
Como técnica terapêutica ocupacional tem como objetivo principal controlar o sistema nervoso, evitar o stress e aumentar a concentração , a disciplina, a determinação.
A vida cotidiana, estressante principalmente nas grandes cidades, é uma fonte natural de problemas, insegurança, ansiedade e angústia. o corre-corre em nada ajuda no equilíbrio necessário para enfrentar os tempos modernos.
Tanto a tapeçaria feita através do tear como através de agulha, possibilitam alcançar os objetivos da terapia ocupacional.
Um tempo reservado para você, no qual você elabora um trabalho, exercitando sua criatividade, trabalhando com suas mãos, relaxa , retira as tensões de seu corpo e sua mente. Enquanto trabalha, as ideias se ordenam, ajudando a programar melhor o seu tempo.
Pessoas com dificuldade de concentração, dificuldade em trabalhar com as mãos, encontram na tapeçaria um meio eficaz e compensador de se disciplinar, de se concentrar.
Mas a tapeçaria vai bem além da terapia ocupacional, sendo perfeita na formação de novos valores que permitem melhor adaptação à vida cotidiana, melhorando a qualidade do dia a dia, tornando-se terapia educacional.

A Tapeçaria de agulha e sua aplicação terapêutica educacional:
A aplicação terapêutica da tapeçaria envolve técnicas que proporcionam além de bem estar, análises de comportamento que levam ao auto-conhecimento.
Existem analogias muito interessantes entre a tapeçaria e a vida.
Decisões a serem tomadas refletem tanto numa como noutra.
A escolha do tecido base da tapeçaria de agulha (talagarça, juta)conforme sua preferência de manuseio é, analogamente, a escolha de seu campo de vida (lugar onde mora, bairro, cidade). Para fazer um trabalho satisfatório você tem que aceitar e sentir-se bem no seu meio ambiente. Se você não aceita o seu campo de atuação, o resultado de seu trabalho não será gratificante.
Elimine a incoerência em suas escolhas. Ela só gera fracassos.
A partir da base do seu trabalho escolha agora a técnica que quer aplicar dentre as técnicas adequadas.
É necessário congruência e adequação das técnicas existentes, com a base de tecido e suas aptidões e gosto.
Como na vida, a congruência é o ponto de partida para todos os passos.
Avalie as técnicas existentes e avalie-se. Respeite-se .
De nada adianta escolher um ponto mínimo como o gobelin, se você não tem muita habilidade com movimentos finos. Como na vida, de nada adianta você escolher ser médica se detesta sangue e doenças, ou ser matemática se detesta números.
Escolha também a ferramenta adequada para a técnica. Nada de escolher técnicas que exigem agulhas especiais se você não tem possibilidade de adquiri-las. Seria como trabalhar numa multinacional sem saber falar outro idioma.
Enfim, escolha um trabalho com a base, a técnica e a ferramenta que se adapte a você, em condições reais, com o qual você se realiza e se aperfeiçoa, respeitando seus limites.
Escolha agora o objetivo desse trabalho: Fazer um tapete para sua sala, seu quarto, presentear um parente, decorar a cozinha, bordar para vender... Cada objetivo reflete um motivo seja de realização pessoal (ex. decorar o quarto) ou prosperidade no trabalho (fazer para vender).
Faça uma lista de objetivos de vida em ordem de importância e defina o motivo de seu trabalho de acordo com seu objetivo de vida mais importante no momento.
Faça suas opções de acordo com o possível, do realizável, pois nada melhor para gerar frustração e fracassos do que um trabalho inacabado.
Evite sempre esse comportamento frente à sua criação e à sua vida.
Aceite desafios, aprenda a usar a sua criatividade. Peça conselhos quando necessário e aprenda sempre mais. Numa dificuldade, peça ajuda a quem já realizou esse tipo de trabalho, mas deixe para você todas as decisões e responsabilidades.
A vida como a tapeçaria são responsabilidade exclusivamente suas.
Agora, os pontos de tapeçaria:
Os pontos empregados em tapeçaria de agulha são inúmeros, e de diversos graus de dificuldade e empregos diferentes. A sua escolha deve levar em conta sua habilidade e o objetivo do trabalho.
Arraiolo, gobelin, meio ponto, esmirna, rosinha, cruz dupla etc.. etc podem ser específicos para o objetivo do trabalho e devem ser feitos em bases próprias para cada ponto.
A escolha dos fios a serem tecidos ,sejam linhas , lãs ou barbantes e ainda das cores a serem utilizadas no trabalho, expressará sua personalidade, seu temperamento e suas emoções.
Por exemplo: lãs mais felpudas são usadas por introvertidos e barbantes por mais práticos . Cores como o vermelho demonstram paixão, inquietação enquanto o azul, revela espiritualidade, calma.
Voltaremos depois aos pontos, fios e cores.
Avalie agora todos os seus passos. É possível que você perceba que o motivo do trabalho não é prioritário, ou a talagarça escolhida não é adequada ao objetivo do trabalho ou você o ponto a ser usado foi escolhido por terceiros.
Veja o que VOCÊ decidiu até agora e seja flexível se necessário.
Mude o que não estiver de acordo com você. Analogamente à adequação do trabalho de tapeçaria está a adequação dos objetivos em sua vida. Se você conseguir saber exatamente o que deseja, quais as suas prioridades, pode adequar seus passos, seus recursos e todos os detalhes necessários para alcançar seus objetivos.
Faça mudanças se for preciso.
Reestruture seu trabalho. Reestruture sua vida.
Faça todo o necessário para tornar seu trabalho e sua vida possíveis e satisfatórios de realizar e de ser bem vivida.

_____________________________________________
Artmaya Atelier
e-mail: maya@artmaya.com.br
© 2001 Artmaya. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: