16 junho 2007

Reunião de 1º de junho

As cores influem muito na nossa vida, embora talvez na maior parte do tempo a gente não se dê conta disso. E a terapia através da arte é uma ótima forma de expressarmos nossos sentimentos através das cores.
Este foi o assunto do encontro do dia 1º de junho de 2007.

O que é Arte Terapia?

Arte Terapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo através de sua simbologia.

É um caminho através do qual cada indivíduo pode encontrar possibilidades de expressão para, através de técnicas e materiais artísticos, processar, elaborar e redimensionar suas dificuldades na vida.

Significado das cores

Preto: O preto está associado à idéia de morte, luto, no entanto está associado também ao mistério e à fantasia. Significa também dignidade.

Branco: O branco associa-se a idéia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Traz pureza, sinceridade e verdade.

Cinza: Dá equilíbrio e estabilidade. Pode simbolizar o medo ou a depressão, mas também uma cor que transmite sucesso e qualidade.

Vermelho: É a cor da paixão e do sentimento. Sugere motivação, atividade e vontade. Sugere também conquista, liderança e senso de auto-estima. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor. Simboliza o amor, o desejo.

Vermelho-escuro: Significa elegância, requinte e liderança.

Verde: Significa perseverança, segurança, satisfação, vigor, juventude, frescor, esperança e calma. Reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Simboliza vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde.

Verde-escuro: Está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.

Verde-claro: Significa contentamento e proteção.

Amarelo: Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Diminui a ansiedade e as preocupações. O amarelo simboliza a criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Transmite otimismo.

Laranja: O laranja reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Traz boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente a vida. Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são elementos dessa cor.

Azul: Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove a devoção e a fé.

Azul-escuro: É considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotomia.

Azul-turquesa: Essa cor tem uma vivacidade e percepção, que confere mais clareza de expressão. Tem uma qualidade atenciosa e receptiva, que irradia bem-estar. É liberal, prestativo e triunfante.

Lilás: Significa espiritualidade e intuição. Reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados a cor lilás

Rosa: Significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

Rosa-claro: Está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza.Está ainda associado `compaixão.

Dourado: Está simbolicamente associado ao ouro e a riqueza, a algo majestoso.

Marrom: A cor marrom geralmente está associada com terra e estabilidade. O marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Representa também autoridade, confiança interior e auto-afirmação. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

Nenhum comentário: