10 maio 2008

CDHU apresenta padrão de moradia para pessoas com deficiência

Na abertura da 7ª Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão (Reatech), ocorrida em abril no Centro de Exposições Imigrantes, o secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, falou da i´mplemwntação do padrão arquitetônico para construção de moradias da CDHU, baseado no Desenho Universal.
Dividindo com outras sete secretarias de Estado um estande de 320m² do Governo de São Paulo, a Secretaria da Habitação e a CDHU apresentam a animação de uma planta de imóvel baseado no Desenho Universal. A animação mostra uma pessoa sentada em cadeira de rodas percorrendo todos os cômodos da casa, planejada para melhorar a habitabilidade, o conforto e permitir total acessibilidade.
"Há também no estande, aberto à utilização dos visitantes, um jogo eletrônico (com joystick) que ilustra as facilidades que uma moradia baseada no Desenho Universal apresenta, ou seja, o uso prático e adequado dos espaços individuais, coletivos e públicos, inclusive, criando as condições para as necessárias adaptações. O resultado é acessibilidade, segurança e qualidade de vida para todos, inclusive para portadores de deficiência", completa o secretário. Obtido a partir de estudos e ações para todos os usuários possam utilizar a moradia e os espaços coletivos e públicos da melhor forma , esse novo padrão vai atender a população em geral e, principalmente a população idosa e portadores de deficiência.
Habitação Inclusiva
O atendimento a famílias com portadores de deficiência (física, visual, auditiva ou mental) é feito pela CDHU desde 1996, antes mesmo de a Lei nº 10.844, que institui a reserva de 7% a esse grupo social, ser aprovada em 2001. Para facilitar a vida dos deficientes, proporcionando-lhes mais autonomia, são feitas adaptações arquitetônicas nas unidades habitacionais. Nessas residências, os banheiros, por exemplo, são maiores e possuem barras de apoio na porta, próximas ao sanitário e ao chuveiro. A Adaptação na portas, apesar de medida simples, remove uma das grandes barreiras na vida da pessoa com deficiência motora. As portas com 70 cm de largura, que impedem a passagem de cadeiras de rodas, são substituídas por portas de 90 cm de largura, o que facilita a circulação e o acesso a todos os espaços da moradia.
Em sua sétima edição, a Reatech apresentou as novas tecnologias, equipamentos e serviços, fornecedores do Brasil e do exterior em busca de parceiros, personalidades importantes do universo das pessoas com deficiência, órgãos públicos, entidades e empresas. Outras informações: http://www.reatech.tmp.br/
Reportagem públicada no Jornal Tá na Mão, Sorocaba, 11 de maio de 2008.

Nenhum comentário: